Empreendedorismo Feminino no Brasil



A capacidade de traçar o próprio destino econômico ao se tornar um empreendedor é uma das marcas do capitalismo. Muitas das empresas e marcas mais reconhecidas de hoje começaram como uma ideia de um indivíduo que abraçou os riscos do empreendedorismo com a esperança de concretizar sua visão empreendedora. No entanto, embora, em teoria, o empreendedorismo seja o jogo de qualquer pessoa, as taxas de empreendedorismo feminino têm sido historicamente inferiores às dos homens.

Felizmente, para o benefício da inovação, dos negócios e da sociedade como um todo, nos últimos anos, temos visto um aumento nas taxas de empreendedorismo feminino. Globalmente, de 2015 a 2016, as taxas de empreendedorismo feminino aumentaram em dobro em relação às masculinas. Nos Estados Unidos, as mulheres não só possuem 11,3 milhões de empresas, estima-se que 36 por cento de todos os negócios são de propriedade feminina, um aumento de 6 por cento em relação a 2007. Talvez não surpreendentemente, segundo um estudo da Dell. ocupa o primeiro lugar no mundo em termos de proporcionar o clima de negócios mais favorável do mundo para mulheres empreendedoras.

O aumento das taxas de empreendedorismo feminino é apenas metade da história. O impacto econômico do aumento da participação empresarial feminina é significativo e tem o potencial de continuar a ser um importante impulsionador do crescimento econômico. Nos Estados Unidos, com um impacto econômico de US $ 3 trilhões, as empresas de mulheres são responsáveis pela criação ou manutenção de 23 milhões de empregos. Quando combinada com estatísticas que mostram que as empresas lideradas por mulheres têm desempenho duas vezes melhor do que as lideradas por homens, pode-se começar a imaginar o impacto significativo que o crescimento contínuo das empresas lideradas por mulheres pode ter na criação de empregos domésticos e no crescimento econômico. Além disso, como os investidores continuam buscando oportunidades para maximizar os retornos sobre seu capital, seria prudente olhar para as empresas lideradas por mulheres; estudos mostram que, em média, as empresas fundadas por mulheres criam mais de 60% mais valor para os investidores do que aquelas fundadas por homens.



Apesar dos grandes avanços, as empreendedoras continuam a enfrentar obstáculos. Conforme observado pela Organização para o Desenvolvimento Econômico e a Cooperação (OCDE), entre outros desafios, a falta de treinamento e financiamento continuam sendo grandes obstáculos para as mulheres empresárias nos Estados Unidos. A falta de financiamento alocado para empresas lideradas por mulheres é particularmente espantosa; Dos US $ 58 bilhões que foram investidos por capitalistas de risco em 2016, apenas US $ 1,46 bilhão alcançaram empresas lideradas por mulheres. Enquanto as empresas lideradas por mulheres estão cada vez mais sendo financiadas, o acesso a capital para mulheres empreendedoras está longe de alcançar a paridade.



Independentemente do sexo, qualquer empreendedor lhe dirá que o empreendedorismo de sucesso é uma tarefa desafiadora, exigindo profundo comprometimento e quantidades ilimitadas de motivação. Um testemunho do acima mencionado, recentemente tive a oportunidade de entrevistar o empreendedor, designer e autor Tala Raassi, o fundador da Tala Raassi Swimwear. Apelidado pela revista Newsweek de "Uma das mulheres mais destemidas do mundo", as memórias de Tala, "A moda é liberdade: como uma garota de Teerã quebrou as regras para mudar seu mundo" traça seu caminho improvável para o empreendedorismo da indústria da moda. Após a recente conversa sobre TedX, Tala e eu discutimos suas opiniões sobre negócios, empreendedorismo feminino e escrever um livro. Espero que goste!

Algumas opções para começar a empreender de forma simples:

- Fabricar produtos artesanais a mão e vender na internet ou de porta em porta;
- Fazer quentinhas em casa;
- Fazer doces gourmet;
- Fazer salgados;
- Fazer bolos de aniversário;
- Ser uma manicure;
- Fazer bronzeamento natural em casa;
- Ser uma designer de sobrancelhas;
- Fazer depilação em casa;
- Trabalhar como maquiadora profissional.

Todas essas opções são excelentes para que deseja começar a empreender e, para te inspirar, vou deixar aqui o site da Caroline Ferraz, onde ela dá dicas de empreendedorismo feminino e o que ela fez para começar o seu negócio.

Espero ter te ajudado!

Abraço!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empreendedores podem e devem mudar o mundo